terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Produtos e Objetos do Portal do Professor

Atividade 3.1 – Aprendendo a trabalhar em equipe

Cursista: Miriã Ohaze

Assistindo o vídeo e lendo a entrevista do professor Lucas Ciavatta, observa-se como é importante detectar a causa ou motivo da dificuldade de aprendizagem. Pois, como ele menciona que foi a partir da própria dificuldade de ensinar música aos seus alunos é que surgiu a ideia do grupo “O Passo” que, atualmente, é um método musical conhecido no Brasil e mundialmente. Como menciona o professor Lucas no trecho da entrevista III, não basta você aprender a tocar qualquer instrumento, o essencial é a relação corpo, rítmo, sungue na composição de uma música perfeita. Dessa forma, o grupo O Passo se baseia nos quatro eixos: corpo, representação, grupo e cultura.

De acordo com o professor Lucas, o corpo representa uma unidade autônoma de expressão, a representação a imagem, o grupo é o coletivo e a cultura a viabilização do que se traça. Quando esses quatro eixos funcionam em perfeita engrenagem, os resultados são excelentes.

Dessa forma, no cotidiano da escola, é importante que nós educadores tenha habilidade para diagnosticar, identificar as dificuldades dos nossos alunos e, a partir desse ponto direcionar a base da aprendizagem pensando no coletivo. Pois, não basta você estar bem, não basta ser certo, não basta ser detendor do conhecimento, é necessário que haja a integração das diferentes experiências, saberes na construção do indivíduo. Como menciona professor Lucas: “Quem aprende se apropria não apenas do conhecimento, mas tabém do processo pelo qual adquiriu o conhecimento. Quem aprende sabe exatamente como aprendeu. Assim, imediatamente, como se fosse tudo uma coisa só, quem aprende pode em seguida ensinar

Nenhum comentário:

Postar um comentário