sábado, 18 de fevereiro de 2012

Produtos e Objetos do Portal do Professor

Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC's
Unidade III : Atividade 3.6. – Descrevendo atividade
Tutora: Síntia Maria dos Santos Valente.
Cursista: Miriã Ohaze

PROPOSTA DE ATIVIDADE

O tema da proposta dessa atividade é: “ Produção de jogos didáticos como formas alternativas de aprendizagem dos conteúdos de genética”. Tem como objetivo geral, divulgar no ambiente escolar à importância da utilização dos jogos didáticos no processo ensino-aprendizagem. Apresenta como objetivos específicos: estimular de forma lúdica a fixação dos conceitos e termos em Genética; incentivar o espírito empreendedor pela produção de jogos didáticos; desenvolver criatividades artísticas pela elaboração de designer de imagens utilizadas no baralho, trilha e jogo de memórias; orientar a utilização das ferramentas das mídias tanto na confecção quanto na elaboração dos jogos didáticos; desenvolver interatividade, cooperação, afetividade entre alunos e professores.

Esta atividade pretende envolver alunos do 2º ano do turno da noite. Inicialmente, ocorrerá a elaboração do plano de execução da atividade, seleção dos conteúdos de genética de difícil compreensão. Pretende-se utilizar mídias como : computador, internet, câmera digital, datashow, rádio na escola. Haverá elaboração dos roteiros da confecção e das regras dos jogos didáticos. Palnejamento das relação dos materiais que serão utilizados. Preparação do material impresso com as devidas orientações sobre a confecção e regras dos jogos didáticos. Montagem dos slides sobre roteiros da confecção dos jogos didáticos, relação de materiais, orientação sobre elaboração das regras dos jogos. Utilização do computador e da internet para a preparação dos materiais impressos, fontes de pesquisas, ambiente de elaboração das figuras, imagens e designer para produção dos jogos didáticos.

Em relação a metodologia da atividade, inicialmente, pretende-se apresentar aos alunos slides e material impresso com roteiros de atividades que desenvolverão e, posteriormente, a turma formará seis (06) grupos onde três (03) grupos que produzirão jogos didáticos e outros três (03) ficarão responsáveis pela divulgação e aplicação nas demais tumas. Os alunos receberão orientações em relação às pesquisas na internet para seleção e criação de figuras e imagens que serão utilizadas na confecção de jogos didáticos. Após a confecção dos mesmos, haverá momentos de aplicação com a turma e, posteriormente, com as outras turmas do 2º ano a fim de avaliar a aceitação dos alunos e outros professores.

Os grupos responsáveis pela propaganda distribuirão materiais de propaganda como cartaz, folders dentro do espaço escolar. Após a avaliação dos jogos didáticos, reproduziram materiais gravados no CD, pen drive, desde a etapa inicial até final das atividades realizadas pela turma. Divulgarão, ainda, via internet (e-mail e blogs).

As atividades executadas serão registradas com o auxílio da câmera digital para posterior socialização nos relatórios finais. Como a escola apresenta projeto “Rádio na Escola”, será utilizado como meio de meio de comunicação das atividades para os demais alunos e professores.

Esta atividade tem como o período de realização que compreende 6 meses, sendo:

1º e 2º mês - a realização de levantamentos bibliográficos;

2º e 3º mês - a orientação para confecção de jogos didáticos; Confecção de jogos didáticos e elaboração da divulgação;

3º e 4º mês - Aplicação e avaliação dos jogos produzidos com a turma;

4º e 5º mês - Divulgação por meio de cartaz, rádio na escola sobre os jogos produzidos na escola; Avaliação dos jogos produzidos e dos meios de divulgação, com os demais alunos e com os professores;

5º e 6º mês - Avaliação por meio de questionários dos jogos didáticos produzidos; Discussão dos resultados obtidos e elaboração do relatório final.

Tem-se como critérios de avaliação a participação, produção, assiduidade, interação, nível de aprendizagem. Inicialmente, a turma que produziu o jogo será submetida a uma avaliação por meio de questionários para medir o nível de aprendizagem sobre os assuntos escolhidos para o desenvolvimento das atividades. As notas serão atribuídas como notas complementares e como notas finais de bimestres. Será avaliado o grau de participação, interação, criatividade.

Haverá uma avaliação em forma de questionário para professores e alunos das demais turmas do 2º ano em relação à aceitação, aplicabilidade dos jogos didáticos como uma das ferramentas no processo ensino/aprendizagem. Será realizada avaliação da divulgação pelos meios de comunicação como cartaz e “Rádio na Escola”.

Pretende-se aplicar essa proposta de atividade no ano letivo de 2012 na escola Lameira Bittencourt.

Um comentário:

  1. NOVO OLHAR SOBRE A MATEMÁTICA, Jornal Beira do Rio, UFPA, Abril 2011,

    www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2011/124-edicao-93--abril/1189-novo-olhar-sobre-a-matematica



    MÁRIO SERRA - ENGENHEIRO, MATEMÁTICO E AMAZÔNIDA, Jornal Beira do Rio, UFPA, Ano XXVIII Nº 120. Agosto e Setembro de 2014,

    http://www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2014/152-2014-08-01-17-25-17/1618-2014-08-04-14-34-28



    ALGUMAS MULHERES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E QUESTÃO DE GÊNERO EM C & T.

    http://opirata2.blogspot.com.br/2012/05/livro-algumas-mulheres-da-historia-da.html

    http://sitiodascorujas.blogspot.com.br/2013/06/mulheres-na-matematica.html



    CONSTANTINO MENEZES DE BARROS I - MATEMÁTICO QUE LIGA O PARÁ/BR AOS MAIORES CENTROS DO MUNDO E COMPARÁVEL AOS GRANDES ÍCONES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA (II a V não publicados, disponível por e-mail), (Óbidos-Pa, 19/08/1931, Rio de Janeiro-RJ, 06/03/1983), Ex-Docente UFF e UFRJ,

    www.chupaosso.com.br/index.php/obidos/educacao/2149-vida-e-obra-de-constantino-menezes-de-barros

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