sábado, 18 de fevereiro de 2012

Produtos e Objetos do Portal do Professor

Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC's
Unidade III : Atividade 3.5. – Exercitar produto hipermídia

Tutora: Síntia Maria dos Santos Valente.
Cursista: Miriã Ohaze

Com o intuito de dinamizar e incrementar a aula de Biologia sobre Ecologia, além de apresentar os slides durante a aula, planejei aulas na sala de informática onde os alunos receberão orientações sobre a montagem de apresentação utilizando recursos hipermídia.

Inicialmente, haverá distribuição de material impresso com as orientações sobre como preparar slides em power point (Microsoft) e openOffice- impress (Linux) com auxílio das ferramentas dos recursos hipermídia.

O aluno irá abrir o programa Microsoft Office ou OpenOfficie, selecionar power point e impress, respectivamente. O aluno irá selecionar o modelo do slide, irá digitar o tema, o nome. Irá inserir o segundo slide onde digitará texto referente o tema Ecologia. Receberá orientação de como inserir animação, som nos slides. Terão orientação em relação a composições de cores de texto e fundo com uma boa relação de contraste, evitando problemas visuais na apresentação.

Serão orientados como inserir o hiperlink, pois a recomendação durante a montagem do slide é que utilizem texto e poucas imagens, porém quando clicar em uma palavra, a apresentação irá conectar a uma imagem, som, vídeo de um site relacionado ao tema em questão.

Em relação ao estilo das letras, caso os alunos tenham dúvidas sobre qual estilo escolher, orientá-los a dar preferência para as fontes clássicas como Arial, Verdana, Times New Roman ou Courier New. O tamanho da fonte também é importante – não use nada abaixo de 22 pontos. Ainda, sugerir que não use modelos de apresentação muito rebuscados, com muitos elementos visuais e imagens de fundo muito colorido, evitando textos em cores quentes como vermelho e amarelo em fundos de cores frias como azul, verde royal.

Aconselhar que a montagem do slide siga, rigorosamente, a mesma sequência de informações. Orientá-los a salvar o documento na opção Salvar como, na versão 97-2003, pois o PC que for usado na apresentação pode não ter a versão mais atual do programa.

Os alunos irão socializar o documento criado durante essa atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário