terça-feira, 29 de novembro de 2011

Quem sou como professor e aprendiz.

Como professora tento buscar em cada oportunidade nova capacitação para multiplicar conhecimentos e ampliar as ideias do alunado com intuito de formar pensadores. Pois, observo que houve aumento quantitativo de escolas, na multiplicação dos conhecimentos, mas em relação a produção de pensadores não se obteve avanço.

Preocupo-me, como professora, com a condição de trabalho, pois percebo que a cada dia, muitos professores estão perdendo estímulos, vivem estressados e,muitas vezes, gerando alunos despreparados para a vida. Preocupo-me, ainda, em como ensinar, orientar, facilitar a aprendizagem do alunado em relação ao mundo globalizado onde as novas informações são bombardeadas a cada instante.

Angustio-me em como saber orientar, aplicar essas informações em conhecimentos de forma responsável na formação de um cidadão crítico, comprometido. Nesse contexto, tento orientá-los, facilitá-los, instigá-los e tornar a aprendizagem possível, pois não pretendo apenas ensinar determinado assunto de Biologia, mas almejo que os alunos tenham uma aprendizagem significativa onde possam avançar, rever, pesquisar, ampliar as fontes e informações que possibilitem a mudança de comportamentos de acordo com as necessidades e desejo de cada um.

Sinto realizada quando os alunos demonstram satisfação após uma aula de demonstração da extração do DNA da cebola. Para essa aula, inicialmente utilizo a ferramenta do computador na forma de slides em power point onde demonstro as sequências da extração e, posteriormente na aula prática eles mesmos realizam os procedimentos e obtêm o DNA na forma de um filamento de algodão imerso no líquido.

Como aprendiz, considero-me eternamente uma aprendiz, pois em cada situação dentro de uma escola, seja favorável ou desfavorável tento tirar o proveito da situação. Vivencio e aprendo a cada momento com os meus alunos, pois penso que a verdadeira educação não consiste em apenas ensinar a pensar, mas também em aprender a pensar sobre o que os alunos pensam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário