segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Navegação em hipertexto e discussão

Com os avanços tecnológicos na área da comunicação se tornou inevitável a influência das formas de comunicação no contexto social, principalmente, a da internet. A abundância e a rapidez em relação aos lançamentos de ferramentas como: recursos da informática, advento das multimídias, conectividade, capacitado para o uso das mesmas na sociedade globalizada proporcionou a necessidade das pessoas se habilitarem em relação ao uso dessas ferramentas.

A minha primeira experiência com a internete foi no laboratório de pesquisa da Embrapa, quando elaborava meu trabalho de TCC. No início, o medo de fazer algo errado limitava o meu acesso. Teve um momento que quando toquei em um teclado, sem querer, acionei um link totalmente diferente do que estava pesquisando. Fui chamar o meu orientar com o coração super apertado, com medo de ter feito algo irreversível e receber punição. Depois desse episódio, procurei um curso de informática básica em internet. Mas, em relação ao internet, o curso apenas me auxiliou a conhecer essa ferramenta. O que me proporcionou, realmente, a minha aprendizagem da utilização desse recurso foram a curiosidade, o manuseio, a interação e as orientações das pessoas mais entendidas nesse assunto.

O conhecimento, a familiaridade em relação a internet tem possibilitado a organização, o planejamento, a facilidade, etc., das minhas atividades diárias. Ainda, a internet tem possibilitado infinidade de consultas, velocidade, precisão, interatividade e facilidade de acesso tornando a leitura mais ágil, mais estimulante pela variedade de links disponíveis, permitindo dar saltos para outros textos ou outros sites a todos os instantes.

Contudo, tenho tomado o cuidado para que essa facilidade de acessos não ocasione em uma desorganização das informações, das perdas de temáticas, pois sei que ainda há muito que aprender e por esse motivo na medida que posso tento aproveitar todas as oportunidades de cursos e capacitações para poder aprimorar ainda mais o meu conhecimento e compartilhar com o alunado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário